noronha linda

Nosso post de hoje é sobre um caso de amor: Noronha. Se você quer uma dica para as férias de verão, ou para a esticada de feriados de outubro, atenção: ao ler esse conteúdo você desenvolverá uma vontade irresistível de zarpar pra ilha.

Mas antes de começar, uma pergunta básica: quantos dias passar em Noronha, a resposta é: o dobro do tempo que você tiver \o/ \o/ \o/. E aí em cima disso, vocês montam a viagem: o que fazer, em que praias ir, etc. Para ajudar nessa nessa programação, a gente divide aqui o que achamos mais legal pra fazer solo ou em família por lá. Preparados para embarcar?

Debaixo d’água

Só não vê tartaruga em Noronha quem entra na água de olhos fechados. De resto, basta estar de olhos abertos para encontrar com elas, muitas delas! Existe um mundo incrível e fascinante no mar de Noronha, que além das tartarugas, inclui  raias chitas e pintadas, cardumes de peixes de todos os tipos e cores, esponjas e corais coloridos, peixes voadores  e tubarões  (registre-se: nunca houve relato de ataque em Noronha!). E nem precisa ir muito longe pra ver: eles dão pinta nas praias, na parte rasa. Mas a experiência de ir mais fundo é muito bacana, e  aí são dois os jeitos mais legais: o mergulho de cilindro e planasub.

mergulho cilindro gabi e juju NORONHA SELFIE TArtaruga

1- O mergulho de cilindro é permitido para crianças a partir de 10 anos. Fizemos com todas as operadoras, e a que mais bateu o feeling foi Noronha Divers. Eles são ótimos, super alto astrais e ubber profissas. O batismo dura cerca de meia hora, e para adultos vai até 13 metros e crianças até 7 metros mais ou menos. Cada pessoa entra na água com um instrutor.

2- O Planasub é diversão pura.  A gente segura numa prancha e é rebocado por um barco ou lancha, sempre com o rosto dentro d´água. Aí, quando pinta algo no fundo do mar, a gente consegue descer bem lá embaixo numa boa e depois subir rapidinho só por estar preso nessa prancha. Esse passeio pode ser de 1 hora (e aí o barco fica pelo porto, onde existe um naufrágio) ou pode durar duas horas (nesse caso, o barco vai costeando as praias, e tem um churrasco à bordo).

As palestras do Ibama

Todos os dias, às 20h, tem encontro marcado no centro de visitantes do Ibama. São as palestras dadas por pesquisadores e moradores, é há um tema diferente a cada dia: tartarugas, golfinhos rotadores, tubarões, o parque marinho, a vida em Noronha e a relação entre o mar e os homens (essa última é dada pelo Homem Peixe, que tem aquele programa sobre bodysurf no Canal Off). É um programa legal pra caramba, porque é ali que a gente entende e aprende sobre o que vimos na natureza da ilha.

Aliás, o trabalho do Ibama/Tamar na ilha é todo nota 1000. Tem uma vertente interativa, que aproxima o público das ações de conservação. Dependendo da época do ano, pode-se acompanhar as desovas ou o monitoramento de tartarugas, e até ser voluntário por um dia!

Nossas praias preferidas

Taí uma coisa difícil de decidir.  Todas as praia de Noronha são maravilhosas, e todas diferentes umas das outras. Mas Sancho, Baía dos Porcos, Praia do Meio e Cachorro estão no topo das nossa lista. Explicando o porquê:

cardumes sancho noronha

1) Sancho fica dentro do Parque Marinho é exuberante, selvagem, tem a água mais azul que existe e muitos cardumes;

BAIA DOS PORCOS NORONHA

2) Baía dos Porcos é linda, pequena e aconchegante, tem vista pro Dois Irmãos e sempre esbarramos com tartarugas e raias por lá;

3) Praia do Meio forma uma baía super calma, é emoldurada pelo Morro do Pico, e fim de tarde rola um lounge muito alto astral pra ver o pôr-do-sol;

NORONHA juju na praia do cachorro

4) Praia do Cachorro é a praia da vila: ok, tem barraca e cadeiras na areia(a única de Noronha, porque nas outras não é permitido), mas tem também SUP pra alugar e o buraco do Galego, que é uma piscina deliciosa que se forma no meio da pedras.

Pôr do sol

Assistir o sol se despedir é um ritual clássico em Noronha. Onde for, haverá um visual lindo. Mas o lugar mais top para ver o dia ir embora é no Fortinho de São Pedro. Tem vista para a Cacimba e o Dois Irmãos, e showzinho de voz e violão pra dar um clima.

Gastronomia

noronha beijupirá

Hoje Noronha já conta com vários restaurantes. O Beijupirá, que também existe em Carneiros e Olinda, é uma boa pedida! Vá também ao Mesa da Ana!

COMO CHEGAR: Gol e Azul voam para lá, saindo direto do Rio.

ONDE FICAR: Beijupirá Lodge. Super charmoso, confortável, com o restaurante da marca no horal, e tem uma trilha que vai direto pra praia.

IMPORTANTE: Para entrar em Noronha é preciso pagar uma taxa de preservação (TPA), que varia de acordo com a quantidade de dias da estada. Fora isso, é necessário comprar um ingresso de entrada no Parque Marinho, que inclui as praias do Sancho, Leão e Atalaia, a Baía Sueste,  ilhas Gineta, Rasa e do Meio. Custa R$ 75,00 para brasileiros e R$ 150,00 para estrangeiros. Este ingresso, válido por 10 dias, dá ao visitante o direito de acessar todas as áreas do Parque Nacional. Ah, sim, e  70% do valor arrecadado com os tíquetes são revertidos para ações no Parque Nacional.